Resultado Monitoramento Tiête


Segue abaixo nomes dos ganhadores e também as respostas para perguntas!
Nossa produção irá entrar em contato com cada um deles na segunda feira (dia 22) para marcar hora e ponto de encontro!!
Lembrando que o monitoramento acontece no dia 23
Obrigado pela participação!

Illan Urrutia Suarez
Flávia
Lislayne Gomes Kuchar
Luciani de Andrade
Nathalia Santos Barbosa
Clayton dos Santos Vasconcelos


Nome: Illan Urrutia Suarez

1 -Pois tenho noção do que está acontecendo hoje no mundo, e como a água e nossos recursos naturais estão acabando de uma tal forma que ninguem está percebendo e não está fazendo nada para mudar essa situação, então poder monitorar o Rio Tietê, ver sua situação, como ele está e poder ajudar um pouquinho nessa batalha, seria muito importante, teria uma ideia de "missão cumprida", ainda mais do lado de uma cantora que amo e admiro muito, que me faz acreditar que todos os sonhos eu posso alcançar, alguém que tem a mesma preocupação ambiental que eu, e porque não também tentar realizar o sonho de ter um Rio e um mundo melhor !
2- Escovar os dentes com a torneira fechada: Enquanto escovo os dentes deixo a torneira fechada, só quando vou bochechar a ligo e só deixo ligada o tempo necessário.
-Quando tomo banho: quando estou passando sabão, creme, e shampoo e deixo o chuveiro desligado, só ligo quando vou tirar o sabão, o condicionador e o shampoo, pois é besteira deixar ligado enquanto fazemos isso
- Quando lavo a mão deixo fechada a torneira, enquanto ensabôo a mão, só quando vou enxaguá-la eu ligo a torneira.
- Quando lavo copos, pratos e talheres, enquanto passo sabão neles a torneira fica Desligada, apenas quando vou enxaguá-los a ligo.
Faço tudo isso porque a água é a fonte da vida e não importa quem somos, o que fazemos, onde vivemos, nós dependemos dela para viver, mas por maior que seja a importância da água, as pessoas continuam poluindo os rios e suas nascentes, e gastando água , esquecendo o quanto ela é essencial para nossas vidas. A água é um recurso natural e MUITO essencial, seja como componente bioquímico de seres vivos, como meio de vida de várias espécies vegetais e animais, como elemento representativo de valores sociais e culturais e até como fator de produção de vários bens de consumo final e intermediário. Nós dependemos de certa forma da água, e temos que valorizá-la ao Maximo!

3 - Primeiramente não devemos jogar lixo nele, outra forma é fazer uma Coleta de esgoto, os tipos de esgotos mais comuns produzidos nas cidades são o doméstico, o pluvial e o industrial. A água potável utilizada por uma pessoa, seja tomando banho, lavando louça ou apertando a descarga no vaso sanitário, produz esgoto doméstico.
As águas das chuvas, após passarem pelos telhados, ruas e jardins são consideradas esgoto pluvial. E a água utilizada nos processos de produção industrial forma o chamado esgoto industrial.
Cada tipo é constituído de diferentes substâncias, materiais e organismos, o pior de tudo é que esses agentes podem causar danos como proliferação de doenças, contaminação do solo e dos mananciais. Porém Para evitar todos esses problemas são construídos sistemas de coleta de esgotos que fazem a sujeira se afastar.
As tubulações diferenciam-se por tamanho, localização e são instaladas para que o esgoto corra, na maior parte do tempo, por gravidade, diretamente nas casas, são feitas ligações com um diâmetro pequeno que formam redes coletoras e unem-se aos coletores-troncos, os coletores são tubulações colocadas ao lado dos córregos que recebem esgotos de várias redes coletoras.
Dos coletores troncos, o esgoto corre em direção aos interceptores: tubulações maiores assentadas ao lado dos rios.
O ponto final da rede será uma Estação de Tratamento de Esgoto, que trata e devolve a água ao meio ambiente.
E outra ação é o TRATAMENTO DE ESGOTOS , seria a remoção de poluentes do esgoto, se trata de um mecanismo estritamente biológico e aeróbio, no qual o esgoto bruto e o lodo ativado são misturados intimamente, agitados e aerados em unidades conhecidas como tanques de aeração. Após este procedimento, o lodo é enviado para o decantador secundário, onde a parte sólida é separada do efluente tratado. O lodo sedimentado retorna ao tanque de aeração ou é retirado para tratamento específico!

Nome: Flávia

1- Eu vi a Wanessa comentar sobre o projeto no programa do Raul Gil, no mesmo instante eu me dirigi à internet.
Acho muito importante esse tipo de atitude.
Sempre estive ligada a projetos sociais. Fiz inúmeros trabalhos voluntários em asilos, creches e escolas públicas.
Ja tomei a frente de campanhas de arrecadamento de alimentos e de agasalhos.
Me sinto na obrigação, como cidadã, de estar ativamente envolvida em algo que ajude o meio ambiente e no caso,
Ao Rio Tietê, que todos nós ajudamos a poluir.
Não quero ficar apenas nas assinaturas de abaixo assinado.
Pretendo ajudar como puder, divulgar o projeto, e dar o Maximo pra mim por esta causa.

2- Atitudes simples que ao meu ver fazem toda a diferença, como por exemplo:
Verifico se a torneira esta realmente fechada, ja que uma torneira pingando o dia inteiro pode desperdiçar até 46 litros de água tratada!
Não demoro no banho e costumo fechar a água ao lavar os cabelos.
Uso bacias para lavar a louça, evitando o fluxo contínuo de água.
Temos o costume de deixar a roupa acumular para lavar grande quantidade de uma vez.
Fecho a torneira ao escovar os dentes.
Todas essas pequenas atitudes, se todos fizessem, faria diferença.

3 - Não jogar lixo nas ruas.
O lixo corre para o esgoto, que ao entupir causa enchentes, e vários esgotos caem no rio.
Não podemos promover esse tipo de ação como: esgotos que desembocam nos rios...
Deixar de uma vez por todas de jogar resíduos sólidos e químicos.
Reflorestar as margens e as nascentes para devolver a vegetação.
Claro, também retirar o lixo que já se encontra no rio.
Devolvendo as espécies de animais que ali viviam...
Essas atitudes ajudaram a despoluir o Rio Tâmisa, que fica na Inglaterra. Foram 150 anos de investimento para despoluição, mas conseguiram! Hoje o rio tem pescador, velejadores, várias espécies de peixes!
Isso tem que servir de inspiração!
Ainda tem jeito!

Nome: Lislayne Gomes Kuchar

1- Quero monitorar o rio Tietê com a Wanessa por que acho muito importante essa iniciativa de despoluição,e gostaria muito de poder estar ao lado dela lutando para que um dia o rio Tietê possa voltar a ser o que era antes.E mesmo não morando em São Paulo quero um dia poder ver o rio limpo dizer que eu fiz parte dessa campanha.

2- Juntando o maior número possível de roupa durante a semana para lavar tudo junto.
•Reutilizando a água do tanque para lavar a calçada e o banheiro.
•Quando lavo louça mantenho a torneira fechada, religando somente quando vou enxaguar a louça.
•Deixo a torneira desligada enquanto estou escovando os dentes.
Faço isso, pois tenho consciência que temos uma quantidade mínima de água potável na terra e se continuarmos desperdiçando logo teremos que reduzir e muito o consumo de água.

3-Primeiramente acho que os governantes deveriam dar mais prioridade para o assunto,realizando obras de saneamento básico para a população,pois o esgoto e o lixo dessas pessoas acabam indo diretamente para os rios sem tratamento por causa de ligações irregulares..As pessoas têm que ter mais consciência e não jogar lixo no chão, não custa nada guardar na bolsa ou em uma sacola e jogar quando chegar em casa ou ir até a lixeira mais próxima, pois quando chove todo esse lixo é levado pela água da chuva até o rio poluindo ainda mais.As industrias também deveriam se conscientizar e não jogar lixo e resíduos nos rios.
Ainda há muito que ser feito, mais se todos nós tivermos um pouquinho de consciência e pararmos de jogar lixo no chão, quando pararmos de jogar entulhos nos rios e quando os governantes resolverem tomar alguma providencia teremos nossos rios mais limpos, e quem sabe assim com suas águas mais limpas e passando pela estação de tratamento,um dia poderemos utilizar essa água para nosso próprio consumo.

Nome: Luciani de Andrade

1-Porque eu sempre tive o sonho de ver o Tiête limpo é um disperdício,ver um rio como este sem vida,o que mais me motiva a isso é poder um dia ver um campeonato de natação lá,seria uma felicidade imensa para o povo paulista.


2-Eu quando vou tomar banho um exemplo: eu economizo desligando o chuveiro quando passo shampoo ,fico no Maximo 15 minutos no banho ,porque eu faço isto para economizar também no pagamento da conta mensal.

3-A primeira providência seria bloquear os canais clandestinos que as industrias tem para dispersar seu esgoto, o segundo passo seria trazer tecnologia especializada para limpeza do rio, e o último passo boa vontade das autoridades para executar esta ação.

Nome: Nathalia Santos Barbosa

1- Tenho grande vontade de compartilhar meu tempo com ações que venham beneficiar o meio ambiente,como tenho feito de uns meses prá cá sempre que posso, acho que cada um fazendo uma pequena parte, conseguiremos ir mais longe para uma melhor qualidade de vida pro homem e para o planeta que ele vive. E estar presente neste monitoriamento, de um dos principais rios do nosso país, seria uma honra e de um dimensionamente o qual jamais pude participar.

2- Sim, faço o possível para economizar água em casa, moro sozinha, assim tenho mais controle sobre minhas atitudes.
Primeira coisa é com relação ao banho, ligo o chuveiro para me molhar, desligo, lavo os cabelos e o corpo, ligo o chuveiro e me enxáguo.
Outra coisa básica é fechar a torneira enquanto escovo meus dentes e só abrí-la quando eu for enxaguar a boca..
Uma outra forma de economia de água, que pode parecer bobeira, mas não é, diz respeito ao banho do meu cachorro, uma vez na semana.Comprei uma banheirinha de nenê afim de banhá-lo como um nenê, uma vez que ele é um mini poodle.Assim não gasto água à toa.
Lavar louças: passo a esponja com sabão, enquanto isso a torneira fica desligada, e só ligo a mesma quando vou enxaguá-los.
Sou uma estudante de Arquitetura e Urbanismo, e um dos pontos o qual damos ênfase em projetos é a sustentabilidade, assim pude compreender e empreender muitos destes conhecimentos: planejei um método de canalização, com canos e calhas jogadas foras por algumas pessoas da minha rua e ou bairro, a fim de captar a água da chuva e poder usar a mesma para aguar as plantas que tenho no quintal de casa.

3- Acho que a primeira ação para despoluir algum rio ou desfazer qualquer outro erro humano com relação ao meio ambiente é EDUCAR o homem, um país não sobrevive sem educação e cultura, o mesmo serve para preservação do nosso planeta, do que adiantaria levantarmos fundos, e voluntários para salvar um rio, se outras milhares de pessoas não se conscientizam?É preciso educar o homem, a fim de fazê-lo respeitar o próximo e o lugar em que ele vive..

Nome: Clayton dos Santos Vasconcelos

1- Eu acho muito legal a iniciativa da Wanessa em participar desse projeto, e sei que ela realmente se preocupa com o meio ambiente, nada melhor do que eu poder monitorar o rio do lado de uma pessoa que eu sou fã e poder colaborar e fazer a minha parte para ajudar o meio ambiente.

2 - Na minha casa a conta mais barata é a de água! Aqui é tudo controlado o uso de água, tanto no banho, quanto ao lavar roupas, não lavamos o quintal com freqüência, varremos e catamos o lixo para evitar o desperdício da água. Faço isso porque temos que ser conscientes que no futuro a água não existira se houver desperdício, se não economizar a água pode acabar!

3 - São necessários grandes investimentos para recuperação de ambientes aquáticos, por isso eu particularmente defendo a idéia de que deveriam investir esse dinheiro em técnicas de recuperações ambientais de outros locais e ambientes naturais que necessitam dessa recuperação e que podem ser bem mais barato e ainda dando amplo leque para investimentos sociais. Está certo que a escassez de água é um problema muito maior do que a desocupação de locais onde há lixão, mas com certeza, o plantio de árvores para despoluição da atmosfera e investimento em sistemas de tratamento de esgoto, coleta seletiva de lixo (o lixo sendo tratado de forma que é mandado para aterros sanitários), isso é tão importante quando a despoluição de águas, já que estará contendo o aquecimento global, um dos maiores riscos que o planeta corre de destruição parcialmente grande ou até destruição total.

Fonte: Site Oficial Wanessa Camargo
Creditos:Conexão Wanessa Camargo

Nenhum comentário: